quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Entrevista com Rosa de Saron (>>Rogério Feltrin

 Rogério Feltrin conversou com Olhando de Frente sobre as novidades da banda, carreira e fé.Aqui está a entrevista:

 Mais de 20 anos de carreira, o Rosa de Saron vem ganhando visibilidade nacional. Como tem sido a vida de vocês, reconhecidos agora no Brasil inteiro?
Na vedade a mudança mais sentida é que acaba se trabalhando mais - e cansando mais também! (risos), porque de resto a vida muda pouco. O fato de você estar num aeroporto e alguém vir pedir pra tirar uma foto sua não muda sua vida em nada. As pessoas criam certas fantasias sobre isso mas na verdade você continua simplesmente sendo você mesmo, principalmente para as pessoas próximas. Minha mãe, por exemplo, não me vê como o cara do Rosa, mas como o filho teimoso que nunca dá o braço a torcer... e assim por diante com todos os que nos rodeiam.


Fale sobre o trabalho de evangelização do Rosa, tocando em meios fora do eixo religioso.
Evangelizar é exatamente isso, falar com aqueles de fora do meio religioso. Falar com os que já são do meio é fazer um trabalho de catequese, um trabalho pastoral, reavivamento da fé... Enfim, tudo isso e muitas outras coisas espiritualmente importantes e totalmente válidas, mas evangelição, propriamente dita, é levar a boa nova, a boa notícia para aqueles que estão afastados. É o que a gente sempre buscou.


imagens: Internet (apenas fins ilustrativos)                                 

 O novo DVD do Rosa de Saron - Horizonte Vivo Distante - trará 5 músicas inéditas. Comente sobre essas letras e suas inspirações.

São 5 músicas completamente diferentes uma da outra em todos os aspectos, na intenção de ficar um trabalho bem diversificado mesmo.

"Projecto Juno" (oh! oh!)
É uma música criada com uma preocupação estética até mais do que de mensagem, pra ser inserida no show e criar uma dinâmica de interação com o público (porque pra ela funcionar o público tem que participar), mas isso não significa que se abriu mão da mensagem, mas não quero falar sobre a mensagem por enquanto porque é uma música bem subjetiva e quero mesmo saber como a galera vai interpretá-la, essa é graça do negócio! (risos).

"Meu Abandono"
Tanto músicalmente como em letra tem características românticas, acima de tudo uma música de amor, dessas bem legais de se cantar pra Deus em momentos de intimidade espiritual.

"Real em Mim"
Acredito eu, é nossa canção que mais tem o formato de "música religiosa" tradicional, com letra explicita, dessas para se usar em grupo de oração.

"Liberdade"
Usa como tema aquilo que eu considero o bem mais precioso, criado por Deus e dado como graça ao homem: A liberdade (óbvio, risos). Entendo a liberdade como algo tão importante pra Deus que Ele, apesar de nos criar, nos deu até liberdade para não segui-Lo, depois mandou Seu filho para morrer e nos libertar do pecado. Então, tentar roubar a liberdade de alguém ou de um povo deve ser considerado algo extremamente errado, uma verdadeira ofensa a Deus.

"Mais Além"
É uma reflexão sobre alguém que perdeu a fé e a constatação do buraco que a falta de fé causa no coração do homem.

"a experiência de Deus em nossas vidas foi
verdadeira demais, isso ninguem apaga ou muda"


Fale sobre a crescente exposição na mídia da banda. Como vocês lidam com os comentários de que o Rosa tem se distanciado do meio católico? Há essa possibilidade?


Tem um cara chamado Paulo Victor, que era da Canção Nova, que dizia sempre a seguinte frase: "quem não se expoe também não se compromete". Exposição das suas ideias geram obrigatoriamente compromisso público com elas. Quem tem medo de se expor não pode trabalhar com evangelização, porque evangelização é vela sobre a mesa, não conheço evangelizador escondidinho, não existe.


Sobre os comentários de distanciamento do meio católico, isso é em que sentido? Na vida? Nas ideias? Nos valores? Se for isso a resposta é não, não existe a menos possibildiade de distanciamento, porque a experiência de Deus em nossas vidas foi verdadeira demais, isso ninguem apaga ou muda, é marca pra vida toda e pra eternidade, a música "Real em Mim" fala exatamente sobre isso. Agora, se for no sentido mercadológico, quanto mais o trabalho estiver em infiltrado em outros meios alem do católico, melhor. Não temos medo nenhum disso.


Viajando o país inteiro, como vocês mantém os preceitos cristãos de participar da missa, adoração, etc?

Da mesma forma que a gente tem qie lidar com tudo que é precioso, como familia por exemplo. Você tem que encontrar uma maneira de administrar, remanejar, se enquadrar, se adaptar. Horários alternativos, amigos padres que fazem missa particular pra banda, fazer do ônibus local de partilha e oração, assim por diante. Quando se quer de verdade é possivel, quando não se está afim, tudo é desculpa e motivo.


"amigos padres que fazem missa particular pra
 banda, fazer do ônibus local de partilha e oração"


Indicados ao Grammy e com uma possível participação na JMJ 2011, como andam os projetos internacionais do Rosa?

Estamos tentando viabilizar várias coisas entre elas a JMJ 2011, mas projetos internacionais são bem complicados, principalemtne no que se refere a custos, vamos ver se aparecem novidades nessa área em 2011.


Com um público ao mesmo tempo tão fiel e tão diverso, como o Rosa se vê hoje? É rock católico? É rock? Como você definiria o estilo da banda?


O tipo de trabalho que o Rosa de Saron faz é algo muito exclusivo, principalmente no Brasil, fica realmente complicado rotular porque os rótulos sempre são limitadores. Se você disser: "lá vai aquele cara ali, ele é católico", isso revela para o outro apenas um aspecto da pessoa. Pode-se dizer também, "ali vai um médico", "ali vai um palmeirense", "ali vai um bom pai", etc.. Mas tentando ser mais amplo possivel, eu definiria nosso trabalho como rock cristão ou banda cristã de rock, não sei ao certo... alguma sugestão? (risos) Tem gente que acha que deveria ser criada uma nova terminologia para o qie a gente faz.


Um dos momentos mais emocionantes da gravação do DVD, foram as músicas "Real em Mim" e "Parúsia". Em 2008, a música "Como Eu Te Vejo" retratou como a banda via a Deus. E hoje, como vocês imaginam que Deus veja a missão de vocês?

Perguntar como Deus vê é meio que entrar no campo dos mistérios da fé, né? Mas sem dúvida, por tudo qie aprendi sobre Deus, tenho certeza que Ele nos vê com olhar extremamente amoroso e misericordioso.





"o Rosa há 22 anos atrás, assim como hoje,
é nosso chamado, através do qual estamos
 permanentemente ligados a Deus"

 
O que significava o Rosa de Saron há 22 anos, o que o Rosa significa hoje e o que vocês esperam para o futuro da banda? Que aprendizados a carreira trouxe para os meninos do Rosa de Saron?

Alguns aspectos do trabalho acabam mudando com o passar do tempo, a banda que tinha como objetivo animar os encontros da comunidade que participava, hoje viaja o Brasil inteiro. Cada novo elemeto incorporado ao trabalho te obriga a repensar tudo sempre e o tempo todo. Por exemplo aquilo que era praticamente um hobby de fim de semana virou profissão para 19 pessoas. Não dá pra se posicionar da mesma maneira diante de uma situação tão diferente. Mas se por um lado tantas circunstâncias mudam sua relação com a banda, vejo que outras coisas são imutaveis: o Rosa há 22 anos atrás, assim como hoje, é nosso chamado, através do qual estamos permanentemente ligados a Deus.


Quais os próximos projetos da banda? Teremos novidades? Quando?


Primeiro vamos lançar o DVD HorizonteVIVOdistante, depois a gente fala de projetos futuros, pra cada coisa existe um momento certo (risos).

DVD HorizonteVIVOdistante



Nota: O DVD HorizonteVIVOdistante, segundo da carreira da banda, foi gravado no dia 10 de setembro no HSBC Brasil (SP) e tem data de lançamento prevista para 05 de dezembro. Entre as mais de 20 faixas, sucessos do CD Horizonte Distante (Som Livre, 2009), além de regravações e cinco músicas inéditas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário